/

Sponsor



Investimentos em fotografia para o blog



Olá amores ♥

Hoje resolvi escrever esse post pra esclarecer algumas dúvidas das leitoras, sempre recebo pedidos pra falar um pouquinho do meu equipamento fotográfico, como aprendi a fotografar, entre outros segredinhos. 

Quem conhece o blog há algum tempo, sabe que eu não sou fotógrafa profissional mas consigo bons resultados, comparados até com fotografia profissional mesmo. Eu gosto de dizer que sou uma amante da fotografia, faço por hobby, mas também tiro uma graninha trabalhando com isso.

Tudo começou quando criei o blog e senti a necessidade de melhorar as fotos daqui, infelizmente é necessário fotos de qualidade para o blog crescer, nenhuma empresa vai valorizar um blog com fotos mal feitas. Então resolvi investir na minha primeira semi-profissional: a Canon T3i, comprei em Julho de 2014 (em alguns sites ela já é considerada profissional, sempre fico em dúvida). 



• A Canon T3i possui 18 Megapixels, visor rotatório de 3 polegadas, grava vídeos em full HD, tem modos manuais e automáticos e bate cerca de 450 fotos com 1 bateria. 
- ISO de 100-6400 a câmera permite tirar fotografias naturais e nítidas, mesmo em locais com pouca luz. 
A velocidade do obturador vai de 1/4000 seg. até 1/60 seg e o disparo contínuo atinge velocidade máxima de 3,7 imagens por segundo (ims).

Essa câmera já vem com uma lente no kit: 18-55mm

Comprei no Facebook Laçador Digital. Valor: 1.700 na época.


• Cartão de memória: Achei necessário comprar um cartão de memória classe 10, pois o que eu tinha (classe 4) não grava vídeos em full HD e o processamento era muito devagar, então quando eu disparava fotos sequenciais a camera ficava algum tempo processando (cerca de 1min) e isso me atrapalhava quando eu precisava fotografar alguma festa. A classe do cartão de memória interfere na quantidade de fotos que a camera bate sequencialmente, no tempo de processamento e na qualidade do vídeo. Comprei de 16gb, mas as vezes acho pouco quando gravo vídeos muito longos. Esse foi meu segundo investimento em fotografia. Valor: 80,00

• Controle remoto: O controle remoto eu comprei depois do tripé, foi o penultimo investimento. Senti falta dele quando fui fotografar com o tripé, sem ele tem que colocar timer na camera, sair correndo e fazer pose, a foto ficava desfocada pois não dava pra focar sem ajuda de outra pessoa e era cansativo. Com o controle remoto eu aperto o botão de onde eu estiver, ele foca e bate a foto após alguns segundos. Supermega útil. Comprei no mercado livre, não lembro o link. Valor: 30,00 com frete



• Lente 50mm F/1.8: Com o tempo senti também a necessidade de adquirir uma lente melhor, então escolhi a 50mm, a lente queridinha dos fotógrafos pelo desfoque maravilhoso. Eu já fiz um post falando só dela, então se você quiser saber mais um pouquinho (clique aqui). Esse investimento na verdade foi um presente de natal do meu namorado Mas basicamente ela proporcionou fotos com mais qualidade, mais claras, mais nítidas e o desfoque perfeito. Valor: 380,00



• Tripé 1,70m Hidráulico profissional: Super importante pra nós blogueiras ter um tripé de 1,70 metros, assim podemos gravar sozinhas, sem precisar fazer uma pilha de livros para apoiar a câmera rs. O tripé também foi presente de natal dos meus sogros Esse tripé é mais alto que eu e pode ajustar do tamanho que for necessário. Ele é uma mão na roda, de verdade! Valor: 300,00

• Flash Difusor: Como eu não tenho condições de investir em um flash externo no momento, comprei esses difusores para improvisar com o flash da camera. O difusor permite que você  suavize o flash da câmera, assim a foto fica iluminada mas sem aquele flash estourado no rosto. Esse kit vem 3 opções de cores, comprei no Aliexpress por US $4.98  (link aqui). Valor: 13,00  na época.

Outra coisa que ganhei foi a bolsa para câmera da minha amiga Thaty Ferreira. A bolsa custa cerca de 80,00 se você for comprar em lojas.

Investimento total: 2.583 reais
Esse investimento foi em equipamento para fotógrafos iniciantes e amadores, é um equipamento bom, mas básico. Existem outros muito melhores e profissionais, esse foi o que coube no meu orçamento e supriu todas minhas necessidades.

Outros investimentos: Tempo, estudo e dedicação
Não adianta investir tudo isso se não sabe fotografar em modo manual certo? Comecei pelo modo automático, claro! No começo eu nem sabia segurar a câmera haha. Mas com o tempo fui aprendendo as funções, os botões, alguns segredinhos, manhas. O canal Zona da Fotografia no youtube foi bastante útil pra mim, la ensina muita coisa útil, inclusive sobre a minha câmera. 
Reservei um caderninho pequeno só pra anotar o que venho aprendendo em fotografia, tudinho que eu sei ta la escrito bonitinho pra eu não esquecer, talvez eu faça um vídeo sobre ele mais pra frente se quiserem.
Outro fator importantíssimo é saber edição de imagem, é impossível deixar esse assunto de lado, talvez seja o mais importante do post. Eu também já fiz um post sobre esse assunto, você pode ler (aqui).

Fotografia
A fotografia pra mim é uma paixão, descobri na fotografia um modo de mostrar o que eu penso e como eu vejo o mundo. Quando a gente estuda fotografia com amor, o sucesso na carreira é garantido, mas se você começa a fotografar apenas pra ganhar um dinheiro e pensa que é pra qualquer um, você ja começou pelo caminho errado. A fotografia não é uma válvula de escape para quem não conseguiu se encaixar em outra profissão, a fotografia é para aqueles que gostam de verdade, que estudam e que se empenham para capturar uma emoção, e não apenas uma imagem.

Futuros investimentos
Ainda quero investir mais nisso, quero um flash, baterias extras, lentes diferentes, sempre procurando melhorar o máximo que eu conseguir. Se quiserem conhecer um pouquinho do meu trabalho clique na categoria "Fotografia" na barra lateral do blog ou quem tem meu Face também tem o álbum "Fotografando". 

Espero que tenham gostado do post, caso tenha mais alguma dúvida deixe nos comentários que eu respondo!


4 comentários :

  1. Gabriela, acho que vale muito a pena investir nesse equipamento, estou querendo esse ano investir nessas coisas. Muito boas as dicas que vc colocou aqui. Obrigada por compartilhar.

    Bjos,
    http://blogdmulheres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Magina! Essa câmera é meu xodó haha
      Que bom que ajudou :D
      Bjoos

      Excluir
  2. Olá Gabriela, acompanho seu blog e adoro! Estou querendo comprar também minha câmera, mas não somente por causa do Blog, mas pra uso pessoal também, mas gostaria de saber se depois que você adquiriu esta câmera seu blog teve bem mais acessos que antes? Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wiara, que bom saber disso, fico muito feliz!
      Eu comprei a camera pensando exclusivamente no blog, hoje trabalho com ela fora do blog também!
      Sem a camera meu blog não seria NADA do que é hoje, foi o principal fator que fez ele crescer, sem dúvidas! Mas uma camera não faz uma foto sozinha, ela auxilia, quem faz a foto somos nós, precisamos conhecer técnicas, ter criatividade e um bom olho pra fotografia :D

      Bjooos

      Excluir