/

Sponsor



Como eu edito e quais programas uso nas minhas fotos



Olá pessoal!

Esse é um dos temas que vocês mais pedem para eu fazer, que é um post explicando como eu edito minhas fotos. Nesse post vou dar dica de 4 programinhas para editar fotos no notebook/computador, desde o básico para o mais avançado, espero que ajude vocês! Eu utilizo todos esses programas no meu notebook e recomendo. Destaquei em vermelho os principais recursos que eu utilizo nesses programas.



Picasa 
Iniciante e básico




O Picasa é um programa básico e bem simples pra editar fotografias, a principal função é a organização das fotos em pastas de forma que facilite a procura. Esse programa é ideal para quem nunca mexeu com edição de imagens e deseja começar a aprender, ele tem funções básicas como: cortar, endireitar, remover olhos vermelhos, remove manchas e espinhas, mexe com a cor, contraste, brilho, saturação, apresenta alguns filtros que podem ser editados e tem a opção de escrever nas fotos também. Após editar sua foto é só salva-la. Apesar de eu ja fazer edições mais avançadas eu gosto muito do Picasa pois ele é leve e rápido, uso muito ele e recomendo! 




Photoscape
Iniciante e completo



O Photoscape na minha opinião é o programa mais completo para iniciantes, ele tem muitas funções legais e eu não fico sem ele nunca!  
ABA EDITOR: Nessa aba é onde você vai editar a foto, colocar filtros, mexer com as cores, brilho, molduras. Colar pngs nas fotos, desenhar. Tem muita coisa fácil para fazer nesse programa, vocês vão aprender a mexer rapidinho! Nessa aba também da pra escrever nas fotos, uso muito esse recurso nas fotos do blog.

• Coisas legais para se fazer nesse editor: Abra uma foto boa que você tiver ai e teste algumas dicas que vou dar, só pra você conhecer o programa :)
1ª dica: Na aba editor > Início, com a sua foto aberta clique na setinha ao lado de "Brilho, cor" e teste as seguintes funções: Melhorar contraste, Aprofundar, Brilho, Escurecer. Ou simplesmente clique em cima do botão "Brilho, cor" que vai abrir uma caixinha com várias funções para você mexer com a cor da foto.
2ª dica:  Na aba editor > início, clique em "Filtro"  > Efeito filme > Teste todos esses filtros legais e veja qual fica melhor na sua foto.
3ª dica: Na aba editor: início, clique em "Auto Nivel" ou "Auto Contraste".
4ª Dica:  Na aba editor > Tools, clique em Effect Brush > Selecione o que você quer (Desfoque, brilho, aprofundar, escurecer) >  selecione o tamanho do seu pincel e assim você pode aplicar o efeito em áreas específicas da foto.
5ª Dica: Na aba página > selecione uma montagem para fazer e coloque suas fotos dentro dos espacinhos, assim você vai ter uma montagem com várias fotos, você pode ajustar o tamanho e ainda edita-la depois de pronta.





Lightroom
Avançado, mexe com as cores da fotografia




Programa da Adobe, avançado e profissional, requer um conhecimento maior sobre edição de imagem. Edição rápida e perfeita, os efeitos com as cores, iluminação e sombras são impecáveis. Todas as minhas fotos mais profissionais são editadas nele. Nesse programa você consegue mexer com cada cor da foto separadamente e até muda-la, intensifica-la ou ameniza-la, dependendo do que você deseja fazer. O mais legal são os presets, que são edições pré definidas criadas por outros usuários desse programa que você pode baixar e usa-la em suas fotos. 

Outra ferramenta importante é o pincel para selecionar uma área da fotografia e aplicar efeitos como: Melhorar a pele, clarear os dentes, escurecer, clarear, colorir, entre outros.

Dica: Pesquise tutoriais no youtube para aprender a mexer com o Lightroom.





Adobe Photoshop
Avançado, mexe com cores, recortes, montagens, tudo!



 De todos os programas que eu conheço, esse sem dúvidas é o mais completo e mais profissional, nele você faz tudo! A ferramenta de criar e duplicar camadas permite edições super avançadas, efeitos incríveis e claro, requer muita prática e conhecimento, mas você chega la! Comece pelos programas de iniciante, foi o que eu fiz.
Nem dá pra explicar tudo o que ele faz, mas o que eu mais gosto de fazer nele é a edição da maquiagem, as vezes a foto fica clara demais e com um pincel você deixa a make bem marcante, ou até mesmo cria uma maquiagem perfeita do nada. Os layouts do blog são feitos nesse programa. Outro recurso legal é borrar o fundo de fotos, deixando o primeiro plano focado, quando não conseguimos diretamente da câmera. Ele tem uma gama muito grande de recursos, eu não explorei nem a metade deles ainda, sem dúvidas é o melhor programa!


Dica: Repito novamente, se você nunca mexeu com edição de imagens, comece pelos dois primeiros, caso queira algo mais profissional passe para os dois últimos, mas saiba que esses requerem muito conhecimento, estudo, dedicação  e treino. 

Os programas pagos você pode conseguir baixar e craquear para não precisar pagar, mas isso também requer conhecimento, peça para alguém que saiba ou pegue tutorial no youtube.


Espero que tenha ajudado vocês um pouquinho, não tem como eu explicar mais especificadamente pois é muito complexo, mas é só vocês procurarem videoaulas no youtube pois foi assim que eu aprendi! :)

4 comentários :

  1. Eu queria tanto saber mexer nesses programas mais avançados, vou ter que fazer um cursinho haha (meu problema é preguiça mesmo) Acabo usando sempre o Picasa, pela praticidade.

    Adorei as dicas!
    Não Tão Pop

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha não pode ter preguiça, e não é tão dificil não, só ir com calma, vendo video aulas, tutoriais que jaja você ta craque nisso! Eu tenho muita coisa pra aprender também :)

      Que bom que gostou, beijão ♥

      Excluir
  2. Adorei o post ajudou muito :D um beijo linda :*

    ResponderExcluir