/

Sponsor



Dicas para um ensaio fotográfico perfeito

Recebo muitas perguntas sobre os ensaios fotográficos que venho fazendo, então resolvi fazer um post, dando algumas dicas pra facilitar e ajudar vocês a fazer um ensaio fotográfico mais criativo. 

Lembrando que eu não sou Fotógrafa profissional, apenas iniciante e amante  

Algumas dicas são para a fotógrafa e outras pras modelos :)
A primeira dica que eu dou é explorar a personalidade da pessoa que você está fotografando, não adianta você pedir pra uma pessoa meiga fazer carão sexy que ela não vai conseguir, é melhor você explorar outra qualidade dela (sorriso, olhar, corpo).


Escolha um cenário diferente
Explore todos os locais da sua cidade, principalmente os mais diferentes. Não é por que o lugar não é chique e moderno que não pode render lindas fotos. Na foto acima  por exemplo, eu fiz na estação de trem abandonada, nem precisei sair da minha cidade pra achar um lugar legal, o cenário deu um "tchã" nas fotos. 
Eu adoro parques, pedreiras, muros grafitados, ruas abandonadas ou sem saída, perto de lagos, use sua criatividade e explore o máximo que puder do local.



Escolha o vestuário de acordo com o cenário
As vezes a má escolha das roupas e maquiagem pode acabar com o ensaio, por exemplo, se a modelo está com uma roupa preta e maquiagem forte não faz sentido fotografá-la num campo, dia ensolarado e flores, ficaria melhor fotografar em uma construção abandonada, pedreira, paredes grafitadas etc... Ou se a modelo está com um vestidinho branco e uma coroa de flores, opte por fotografar perto de natureza.




Abuse das poses e ângulos
Não se prenda a sorrisos e mão na cintura, deixe a modelo a vontade e abuse de poses e ângulos. Coloque uma música e fale pra modelo se inspirar, em quanto ela canta ou dança você a fotografa, saí fotos lindas assim e você consegue capturar a "emoção" do momento.
Se fotografar a modelo de baixo, dará a impressão que ela é mais alta, porém evidencia a "papadinha" e pode não ser legal quando for fotografar gordinhas. Se fotografar de cima, a modelo parece mais baixa e mais magra. Então sempre preste atenção para pegar o melhor ângulo para cada modelo para não distorcer a imagem.




Enfeite sua foto
Use sua criatividade para compor o cenário, use coroa de flores, luzinhas pisca pisca, lampião, flores,  livros, entre outro objetos. 
Outra dica é fazer um ensaio fotográfico temático, com fantasias e um cenário montado :) 



Luz
Sempre fotografe em lugares bem iluminados, quanto mais luz mais nítida sai sua foto. Quando for fotografar em lugares abertos, dê preferencia por fotografar a favor do sol, caso contrário sua foto vai sair escura, a não ser que seja seu objetivo fazer uma foto de silhuetas. Quando for fotografar rostos, deixe a luz bater na lateral da pessoa, de modo que ilumine apenas uma parte, da um efeito muito legal! (ex: foto acima)
Super importante! O horário com a luz natural mais bonita, na minha opinião, é o finzinho de tarde quando o sol está começando a se por, entre 16 e 18h. Procure ver a previsão do tempo para não correr o risco de pegar dias nublados, ventos demais, chuva etc... 




O foco
Tome bastante cuidado com o objeto que você quer dar o foco, as vezes perdemos uma foto que ficaria linda, só por errar o foco. Você pode focar objetos mais próximos com o intuito de desfocar os objetos que estão no plano de trás (es: foto acima). Quando for fotografar alguém, sempre dê o foco no rosto, quando for fotografar uma grávida, foque a barriga, entendeu? 


Edição da fotografia
Talvez o mais importante de todos seja esse, uma boa edição salva muita foto ruim e melhora mais ainda fotos boas. Acho que é um dos maiores segredinhos das minhas fotos ficarem tão boas. Use programas bons, meus preferidos são Lightroom e Photoscape, mas uso o Picasa e o Adobe CS4 também! Procure tutoriais no Google e Youtube , foi assim que eu aprendi!
O que eu faço nas minhas fotos? Corto, clareio, aumento ou diminuo contraste, saturação, coloco efeitinhos, melhoro a pele, melhoro a luz, melhoro a maquiagem, entre outros (falarei melhor sobre isso em outro post).

Vocês viram como eu estou viciada nessa coroa de flores né? hahah Desde que eu fiz o primeiro ensaio, todas as meninas pediram também, preciso fazer coroas diferentes urgente!!!!

Espero ter ajudado vocês um pouquinho, qualquer dúvida deixe nos comentários que eu respondo depois :)

Nota: Todas as fotos foram tiradas (exceto as que eu apareço) e editadas por mim, as modelos são minhas amigas ♥

20 comentários :

  1. Adorei as dicas você manda muito bem nas fotografias, amei as fotos e as dicas eu amo fotografar e ser fotografada!! Beijoss :)

    http://arlenyramalho.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Arleny! Fico feliz que tenha gostado!
      Eu gosto mais de fotografar do que ser fotografada kkkkk sou tímida xD

      Excluir
  2. Amei as dicas!
    Vou tentar usar algumas ;)
    As fotos estão lindas!

    Check it out → http://blogdamarjoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Marjorie, espero que seja útil pra você :)
      Obrigada ♥ beijooos

      Excluir
  3. Amei as dicas , realmente fotografar é uma paixão *u*

    Beijos , Espero sua visita lá no blog ♥
    mundodasgarotasforever.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Amei as dicas, vão me ajudar bastante!

    byanak.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Preciso mostrar esse post pra quem faz as minhas fotos hahaha, ei fiz um post sobre teu blog.
    Clique aqui para ver!!

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Obrigada querida ♥ Fico feliz que tenha gostado *----*

      Excluir
  7. AMEI as dicas, foram ótimas pra mim que quero um dia trabalhar com fotografia *-* Estou aguardando ansiosamente pelo post de edição de fotos, vou baixar o Lightroom pra ver se consigo usar, porque o Photoshop é impossível pra mim hahhaha.
    Beijocas ♥

    http://donaisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Isa, fico feliz que tenha te ajudado! É esse o meu objetivo ♥
      Em breve farei o de edição de fotos :)

      Beeeijos

      Excluir
  8. Adorei as dicas Gabi, é bem nessas mesmo! A primeira dica é ouro, uma vez num ensaio me pediram pra fazer carão, sexy, meudeus, tinha que ver que bosta que ficou hUHAUHUAHUAHUAHUA tem que ser no estilo da pessoa mesmo! eu to adorando as fotos que tu tem produzido, tenho comentado pouco por falta de tempo mas to sempre de olho aqui viu! :D Parabéns linda!

    Meninices da vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha Aconteceu comigo também, porém eu que estava fotografando duas amigas, separadamente, e eu pedi pra elas fazerem caras sem sorrir, meio sexy kkkk e elas não conseguiam, mas é de pessoa pra pessoa, eu adoro fazer carão kkkkkkkkkkkk

      Que bom que ta gostando das fotos, vivo me inspirando em você, já falei hehe ♥

      Obrigada ♥

      Excluir
  9. Também amo fotografar,mas não sou proficional ainda! Gostei das suas dicas, vão me ajudar no proximo ensaio.BJS!

    ResponderExcluir
  10. Amo fotografar e adorei suas dicas! Não sou proficional ainda. Elas vão me ajudar no próximo ensaio.BJS!

    ResponderExcluir