/

Sponsor



DIY: Tingir tecidos com corante em pó (minha técnica)


Olá pessoal!
A dica de hoje é excelente pra renovar boa parte do seu guarda roupa, peças mais surradinhas ou que você não curte muito a cor podem ser renovadas de uma forma muito fácil e barata!

Muitas pessoas ainda levam as roupas em lavanderias para tingir, e acabam pagando muito caro por um trabalho fácil e não duradouro, pois desbota com facilidade. Então por que não fazer isso em casa?

Eu comprei essa saia por 5,00 em um bazar com minhas amigas, ela era mais compridinha, reta e velhinha. Cortei em V, que é um corte mais atual, desfiei a beiradinha e tingi de preto, ficou novinha e linda! 
Para cortar em V é só dobrar a saia ao meio e cortar na diagonal (da lateral ao centro).


Antes de começar o tutorial, quero dar uma dica importantíssima na hora de comprar o corante, a marca: use a marca "TUPY" que tem um indiozinho na embalagem, essa marca é ótima (custa cerca de 3 reais o potinho).

Para pintar essa saia eu usei meio potinho de corante TUPY, mas se for tingir uma calça jeans você vai precisar de 1 a 2 potinhos, dependendo da cor original da calça, quanto mais clarinha, mais corante você vai precisar!

OBS: Essa técnica é a MINHA técnica, não é a técnica indicada na embalagem do produto, eu prefiro fazer assim para conservar mais o tecido. Para essa técnica que eu estou utilizando, a quantidade de corante que eu indiquei é o necessário.

Materiais:
• Peça de roupa que você quer tingir;
• Corante Tupy;
• Panela com água suficiente para encher um balde e mergulhar a peça;
• 1 baldes;
• 1 espátula a prova de calor para mexer o tecido (eu usei 1 madeirinha, você pode usar o que tiver);
• Luvas para não manchar as unhas.


Como fazer ?


1. Ferva uma quantidade necessária de água, para colocar no balde e cobrir totalmente a peça de roupa.
2. Após ferver, despeje a água em um balde;


3. Coloque a quantidade de corante necessária para pintar a peça que você escolheu.
                Saia ou short: de meio a 1 potinho de corante (quanto mais clara for, mais corante precisa);
                Calça jeans: de 1 a 2 potinhos de corante;
                Jaqueta jeans: mesmo valor da calça;
                Blusas de outros tecidos: de meio a 1 potinho de corante (depende da cor e do tamanho)


4. Mexa até dissolver todo pó do corante (se não dissolver, mancha!);
5. Coloque a peça na água com corante e mexa, vire, mude de posição várias vezes até tingir completamente todos os lados. Faça isso até a água ficar morna a fria.


6. Assim que o tecido estiver completamente tingido, retire da água, torça e enxague (bem pouco para não tirar o corante). Leve à maquina e centrifugue apenas, para secar mais rápido. Ou apenas torça e coloque no varal para secar.


Ficou uma saia novinha em folha!
Exitem várias cores diferentes de corantes pra você usar e abusar, e quem sabe misturar algumas para criar uma cor diferente.

Valor gasto para tingir: 2,00 (metade de 1 potinho)
Tempo de duração da cor: de 3 a 4 lavagens
Valor que eu gastaria se levasse à lavanderia: cerca de 18,00
Economia de 16,00

6 comentários :

  1. Adorei o resultado final, ficou super linda!
    Beijos,
    Dandara

    ResponderExcluir
  2. Oii! Tingir uma peça de roupa é como ter uma peça nova! Vc explicou o procedimento de acordo com o potinho né? Bom, eu faço de outro jeito, fervo agua já suficiente para cobrir a peça, quando ferver, coloca a quantidade de corante( normalmente pra uma peça do tamanho dessa saia,uso menos de meio potinho) e um pouco de sal de cozinha. Coloco a peça e deixo no fogo msm por uns 30 minutos.
    Vc disse q dura de 3 a 4 lavagens né? Desse jeito q eu te falei, quando lava a peça, não sai nem vestígio da cor.
    Tenta fazer assim também pra ver o q vc acha ;)
    bjoos

    http://milkandchoc.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Andressa, esse seu procedimento de cozinhar no fogo é o procedimento "correto" vamos dizer assim, porém isso faz com que o tecido fique podrinho, já fiz isso e prefiro apenas deixar na água fervida. A técnica do sal é bem legal, minha vó usava quando ia lavar roupas que mancham, bem lembrado, vou usar sempre que lavar as peças tingidas!
      Outra coisa útil é usar o fixador de cor, da mesma linha de corantes TUPY.

      Obrigada pela dica flor, volte sempre! :)

      Excluir
  3. Oi Gabi ~o post é meio velho, só que eu tenho uma duvida, e ficaria feliz se você me respondesse caso soubesse~

    Eu tenho uma calça clara, ai ela estava meio encardida, e então eu a pus em uma solução de água sanitária com água normal, para que voltasse a sua cor. Entretanto, a calça que era clara ficou com partes mais clara e a cor original da calça foi realçada, basicamente ficou com manchas de desbotamento.. Por isso, eu estou pensando em tingi-la, mas tenho muito medo de a calça não pegar a cor ou algo assim, e então eu gostaria de saber se em caso de eu tingi-la, ela ficará com partes mais escuras e partes mais claras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Devido sua calça ser manchada você vai ter que pintar umas 3x para que ela fique numa cor só. Pinta uma vez, deixe secar, pinte de novo, deixe secar e faça isso até obter a cor que você quer :)

      Excluir