/

Sponsor



Outubro Rosa - Aprenda a fazer o auto-exame das mamas




Outubro é o mês mundial de conscientização sobre o câncer de mama, um tipo de câncer responsável por matar milhares de mulheres. Muitas enfrentaram essa doença e venceram, mas muitas não se cuidaram e não tiveram um final feliz. 

Hoje não vim fazer nenhuma maquiagem rosa, ou unha, look inspirado no outubro rosa, hoje eu vim fazer minha parte para ajudar a disseminar conhecimento sobre esse assunto tão delicado.
Resolvi fazer esse post pois perdi minha avó com o câncer de mama e hoje vim contar a história dela para conscientizar as mulheres que estão lendo esse post se cuidarem para não precisarem passar por nenhum sofrimento. 

Minha avó era uma mulher incrível, linda e com 60 anos parecia ter 40. Fazia exercícios, sua alimentação era impecável, não saia de casa sem protetor solar e maquiagem. Mas tinha um defeito, ela não fazia exame de toque, não ia na ginecologista e muito menos fazia exames de mama.

Minha avó tinha 60 anos quando descobrimos que ela estava com câncer. Digo isso pois ela já sabia a algum tempo, mas escondeu por medo do que podia acontecer, burrice! Esse medo fez com que demorasse para se iniciar os tratamentos e o câncer acabou se espalhando. Não quero contar os detalhes pois é muito difícil pra mim relembrar os 3 anos terríveis que ela passou lutando contra um câncer que não iria regredir, mas vocês podem imaginar como foi difícil. 

Então quero conscientizar não só as mulheres maduras, mas todas as pessoas, pois ninguém quer perder uma mãe ou uma avó certo?




O câncer de mama


Segundo tipo de câncer mais freqüente no mundo e o primeiro entre as mulheres. No Brasil, o câncer de mama é a maior causa de óbitos por câncer na população feminina, principalmente na faixa etária entre 40 e 69 anos. Tem cura em 95% dos casos que forem diagnosticados precocemente, então não vamos deixar de lado um assunto tão importante como esse, um assunto que pode salvar sua vida ou de uma pessoa importante da sua família

O câncer pode ser proveniente de descuidos com a saúde, como má alimentação, fumo, consumo de alcool, sedentarismo e também pode ser genético. Minha avó por exemplo era a pessoa mais saudável que conheci, mas um descuido acabou com a saúde completamente. 


 6 dicas para prevenir o câncer de mama

1- Examine-se: Faça o toque nas mamas sempre.
2- Vá no Ginecologista e faça mamografia.
3- Pratique atividades físicas.
4- Alimente-se bem!
5- Reduze alcool e cigarro.
6- Bem estar mental: reserve um tempo para fazer o que gosta.


Sinais que indicam um possível câncer



Como fazer o auto-exame (exame de toque nas mamas): 

  • De pé, coloque o braço atrás da cabeça e toque as mamas com a ponta dos dedos, desde o mamilo até a axila.
  • Verifique se há dor ou se existem em seus seios caroços, nódulos, inchaços, mudanças de coloração ou, ainda, líquidos nos mamilos.
  • Depois, deite-se na cama, com o braço atrás da cabeça, e repita o mesmo processo.

  • Caso você sinta alguma alteração procure um ginecologista imediatamente!






    Outros exames da mama

    • Exame clínico: Apalpação das mamas feito pelo médicoNesse exame, poderão ser identificadas alterações na mama e caso necessário será indicado um exame mais específico, como a mamografia. 
    • Mamografia: Exame radiológico que detecta tumores e calcificações. Consiste em colocar a mama entre duas placas e emitir o raio-x. A mamografia permite identificar lesões não-palpáveis e descobrir o câncer de mama quando o tumor ainda é bem pequeno.

    Importante: O exame clínico ou mamografia não deve ser substituído pelo auto-exame. Todos os exames citados acima devem ser feitos, porém como o auto-exame é feito pela mulher pode ser feito sempre, de preferencia durante o banho.




    Compartilhem essas informações, vale muito a pena!
    E lembre-se: Auto exame SEMPRE e não apenas no mês de Outubro ok? 

    Um comentário :